segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Pensando no TCC ... o gato de Cristina

Continuando no processo de criação de personagens, agora é a vez do gato, na verdade, gata de Cristina, Pétala. Pétala é uma das portadoras das chaves de entrada para o mundo de IMAGINARIUM e bichinho de estimação de Cristina. Além de guardiã de uma das chaves, em IMAGINARIUM Pétala é uma das protetoras do equilíbrio estrutural e emocional deste lugar. Assim como todas as coisas, Pétala assume outra forma em IMAGINARIUM, adotando asas, cor e tamanho diferente do que apresenta no mundo real.



Pétala ainda está em fase de construção e ajustes. Essa é a versão "finalizada". Depois trabalharei o modelo no XSI para retocar a malha.





Por enquanto, a personagem ficará assim. Conforme as lições forem dadas em sala de aula, utilizarei esses personagens, assim adianto o processo para que, quando chegarmos no processo real de TCC, os modelos, ambiente, entre outros, ja estejam modelados e prontos para animação.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pensando no TCC ... melhor agora do que deixar pra depois.

Bom .. já que o clima na Pós é de TCC e o assunto entre algumas pessoas da sala é esse, resolvi me antecipar e começar a produzir alguma coisa.

A princípio, minha idéia era de criar alguma coisa em cima da história do Negrinho do Pastoreio. Esse é um sonho bem antigo, porém, no momento é algo muito além das minhas condições e do tempo que me seria dado para produção. Então, eis que tive um sonho. E realmente, foi um sonho.

Meu projeto se chamará IMAGINARIUM e contará a história de uma menina altista, Cristina, dona de um gato que é um dos muitos portadores das chaves do mundo IMAGINARIUM. Nesse mundo só é permitida a entrada de crianças tristes ou com algum tipo de problema físico ou mental que traga tristeza à elas. Uma vez dentro, essas crianças se tornam aquilo que gostariam de ser e criam um universo de acordo com sua visão e criatividade. Em IMAGINARIUM tudo é aquilo que parece ser, mas não é. Não exatamente da maneira como conhecemos, apesar das aparências ser exatamente como aquilo que conhecemos. Isso em relação à tudo.

A proposta desse trabalho será a criação de uma série animada para a internet. Mensalmente, 1 epísódio de 5 minutos será lançado.

Como essa idéia já está em produção, tenho algumas coisas para mostrar. Nesse período de estruturação da idéia, modelei a personagem Cristina. Lógicamente tenho que ajustar alguns detalhes, mas o grosso já foi modelado. Eis aqui alguns passos da modelagem:








Para o visual dos personagens, tenho como referência bonecos de espuma, fantoches e toy arts. Pretendo dar aos personagens um "ar cartunesco", mas remetendo ao real, assim como nos filmes "A casa monstro" e "Expresso de Natal". Espero que consiga.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Exercício - Cozinha

A idéia principal desse exercício é iluminar um ambiente interno, além da aplicação de texturas. O modelo foi passado pelos professores para que todos da sala trabalhassem um  único ambiente.

O resultado do meu exercício foi esse. Ainda não estou satisfeito. Vou fazendo alguns testes e, quando achar que um render ficou realmente interessante, posto por aqui.

Pensei em trabalhar uma iluminação mais ao fim da tarde. Acho que falta iluminar um pouquinho mais a cena. Um pouco mais de luz externa rebatendo no interior. Será?


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Exercício - natureza morta moderna

A idéia desse exercício é montar um "retrato" ao estilo natureza morta, sem clichês ... frutas, jarros, pratos e coisas do tipo estão fora de cogitação.

O resultado do meu estudo, por enquanto, foi esse. Colocarei mais algumas luzes para melhorar a iluminação do ambiente:



Não contente com o resultado, resolvi gerar outra cena, no mesmo contexto. Eis a dita cuja:



Nessa imagem, em especial, tirei a garrafa e inseri uma aliança. Esse arquivo foi trabalhado em 3DStudio Max, e renderizado em Vray. Serve como estudo.

Exercícios - luzes do dia e moto

Esse exercício, pelo menos pra mim, foi um verdadeiro treinamento de observação.
A proposta foi simular a luz do dia em diferentes horários.
Durante a aula nos foi mostrado um site na qual pudemos ter uma boa referência de como entender a luz, de acordo com a hora, e como se ela se comporta. Luz e sombras.

Atrelado à esses renders, já matei outro exercício: modelagem de uma moto.
Minha idéia em relação à essa proposta foi montar uma moto conceitual, baseada em outra moto conceitual. No final, minha moto ficou parecendo uma barata com guidão e rodas. E gostei muito do resultado.

Essa imagem retrata  minha moto, estacionada num quintal, ao meio dia:



Essa imagem mostra a moto, num vilarejo europeu, às 17 horas:




Essa imagem mostra a moto, no meio de um campo, em frente à um lago, ao sob a luz do pôr-do-sol:



Aqui, a moto se encontra no alto de um morro, durante o crepusculo, quando a luz o sol já se pôs, porém, ainda há a luz:



Por fim, a moto, no meio de uma praça, a noite:



A luz da lanterna da moto não é lá uma brastemp, mas resolve, por enquanto, a necessidade de mostrar que está acesa.

Exercício - cesta de frutas

Finalmente, estou estreando esse blog que, pela preguiça e falta de tempo, não foi ao ar antes.

Esse primeiro exercício visou a criação e aplicação de texturas sem utilização de imagens. Além da textura, a iluminação também seria levado em conta para a finalização desse trabalho. Nesse parte do trabalho, utilizamos algumas luzes, tentando simular um foto de estúdio e o recurso de ambient occlusion. Antes de finalizar, ajustei o render, acrescentei FG (final gather) e GI (global illumination) para melhorar o render final.

Eis aqui a criança: